8/17/2007

Centro de Treinamento do Tribunal de Contas Brasília - DF





Os pressupostos arquitetônicos utilizados se referem à tipologia arquitetônica contemporânea, com características e linhas de força que se remetem e transmitem a seriedade e solidez do TCDF.



A formulação do partido e setorização foram embasadas em princípios teóricos modernos, com a articulação e interpretação do programa em três grandes blocos – auditório, eventos e treinamento/administração – demarcando as diferenciações entre os espaços de naturezas distintas e suas respectivas hierarquias. A volumetria sugerida se refere à interpretação do lugar (geografia, topografia – planimetria/altimetria – geometria do terreno, sua conformação geológica, paisagem física e cultural, relação com a estrutura urbana, orientação solar, legislação de uso e ocupação do solo) do programa de necessidades, da determinação de dimensões dos espaços que acomodam as diversas atividades propostas e da tipologia referente a um Centro de Treinamento.
Este trabalho coube a Simone Borges Arquitetura e ao grupo de técnicos da RC Empreendimentos de Arquitetura e Engenharia S/C, realizado mediante a Carta Convite No. 29/2003 e Contrato nº 42/2003-TCDF.







O Centro de Treinamento do TCDF está localizado no SCES (Setor de Clubes Esportivos Sul), Trecho 02, Lotes 2/27, Brasília – DF. Este setor está fora do aglomerado do Plano Piloto, mas integrado às vias de acesso pertencentes ao sistema viário principal da cidade, garantindo sua acessibilidade principalmente depois da construção da ponte JK.



Nenhum comentário: